A arqueologia do Xingó e nossos primeiros habitantes  escrito em quarta 04 junho 2008 08:57

Blog de historiadesergipe :Valorizando Sergipe através da sua História, A arqueologia do Xingó e nossos primeiros habitantes

   Na ausência de documentos históricos dos nossos primeiros habitantes recorremos à arqueologia. Toda tentativa de estudar os primeiros povos vem da arqueologia que pode nos apresentar artefatos que nos ajudem a compreender a forma de vida desses habitantes. Foi através do levantamentos dos sítios arqueológicos na região da hidrelétrica de Xingó, que se realizou o projeto Xingó que visa recolher a maior quantidade possível de evidências da presença humana na região.  

 

  O objetivo central do projeto Xingó era chegar ao mais próximo possível da cultura dos nossos ancestrais atreves dos artefatos produzidos por eles. É preciso entender que cultura é tudo que foi criado pelo próprio homem.

 

  Foram encontrados muitos artefatos como panelas de cozinha de forma globular, jarros e panelas maiores, alguns pintados em engodo branco e outros. Alguns sítios arqueológicos apresentam fragmentos de cerâmicas como louça, metal e vidro, tais fragmentos resultem na constante migração de grupos étnicos distintos pelo rio São Francisco.    

 

  Através dos artefatos encontrados na região da hidrelétrica, os estudiosos concluíram que os primeiros habitantes de Xingó chegaram na região por volta do oitavo milênio B.P. e ocuparam os terraços fluviais, ao longo do cânion do rio São Francisco, estruturam seus modos de vida baseado na caça, na coleta, na pesca e, em alguns momentos na agricultura incipiente. O que mais chamou atenção para a ocupação dessa região foi a água, que produzia um rico ecossistema.     

 

  Em suma, notamos que a arqueologia, sem dúvida, é muito importante na construção da história, pois ela nos leva mais próximo da cultura de períodos que antecedem dados documentais através dos artefatos encontrados nos sítios arqueológicos. Não podemos levantar dados de outros modos de vidas primitivas sem a ajuda da arqueologia.

 

A imagem foi retirada do seguinte endereço:                                  

http://cidadesdobrasil.com.br/img_cn/IMG17-562-895.jpg

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.204.200.90) para se identificar     


2 comentário(s)

  • vjvtugb mailto

    Ter 26 Fev 2013 02:02

    bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb

  • gvjyd mailto

    Ter 26 Fev 2013 02:01

    cutj ufcgj bb hyrdsryf


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para historiadesergipe

Precisa estar conectado para adicionar historiadesergipe para os seus amigos

 
Criar um blog